Em 1963 nasceu o que viria a ser uma das maiores empresas de comunicação da região do ABC Paulista. O Grupo ABCD de Jornais cresceu ininterruptamente nas últimas quatro décadas, avançando com bases sólidas e credibilidade na informação.
Hoje, o grupo publica títulos como o Diário Regional (com 16 anos de circulação), Diadema Jornal (o mais antigo, com 44 anos de mercado) e Folha do Trólebus, de 16 anos, um informativo impresso em formato tablóide que atinge os 240 mil passageiros que utilizam diariamente o Corredor Metropolitano São Mateus/ Jabaquara.
Como prova do constante crescimento da empresa, a instituição inaugurou em 2007 sua segunda sede física, agora em Santo André. Somente na redação, houve um crescimento de 45% no quadro profissional no ano de 2007, com a contratação de vários jornalistas. O quadro de funcionários chega a uma centena de colaboradores divididos entre administração, comercial, redação, fotografia e arte final.
Além disso, foi a primeira instituição que substituiu todo seu arquivo fotográfico pelo modelo digital, abandonando os tradicionais filmes e processos de revelação. Também se destacou por imprimir a capa do Diário Regional e Diadema Jornal em papel offset branco, algo nunca testado na ocasião. O visual também teve um cuidado especial. No último ano o grupo fez mais uma reforma gráfica dos seus principais informativos onde aplicou conceitos modernos no design de cada página. Na proposta, novos cadernos foram criados e a informação obteve relevância ainda maior.
Esse crescimento foi acompanhado pela aquisição da offset Solna AB, negociado junto à Kalmaq, co-irmã da Solna do Brasil. O equipamento foi comprado de um dos maiores veículos de comunicação da Noruega, e otimizado pela sueca Crestwood Trading A.B.
Ao todo são oito torres de impressão automatizadas, com capacidade de produzir jornais em vários formatos além dos tradicionais standard e tablóide. A rotativa está adaptada para impressão de jornais idênticos aos europeus, bem como as suas variações no Brasil, dentre os quais o formato berliner utilizado por grandes empresas jornalísticas.
Segundo a gráfica, a nova impressora duplicará a velocidade de impressão e possibilitará o uso de cores em todas as páginas do jornal, que também podem ser grampeadas se necessário.
A primeira impressora rotativa offset, uma Circulator D-20-A, que agora está sendo substituída, também foi adquirida da Solna do Brasil. A qualidade de impressão dos jornais tem sido considerada uma das melhores da grande São Paulo, tanto pelos clientes, como pelas principais agências de publicidade.

Inf.: www.kalmaq.com.br