Apenas alguns meses após seu lançamento comercial, a chapa digital Kodak Sonora XP, caracterizada por dispensar qualquer uso de químico ou de processamento, já teve o reconhecimento de seus benefícios divulgado, sobretudo por aliar características sustentáveis (eliminação de químicos, menor gasto energético) à alta qualidade.
Segundo números da Kodak, ao longo de um ano, uma gráfica que eliminou o uso de processadora tem uma economia de energia estipulada em cerca de 4.418 kWh e uma economia de água de 204.816 litros. Ou seja, a migração das gráficas para uso de chapas como a Sonora XP teria grande impacto sobre a indústria.
Recentemente, a chapa Sonora XP recebeu reconhecimento da indústria através da Environmental Leader, uma publicação norte-americana do segmento de energia e sustentabilidade.
Na avaliação divulgada sobre a chapa, foi escrito que a Sonora “é fabricada por uma grande empresa (Kodak), e é uma solução clara para um problema atual (um processo com grande impacto em termos ambientais), que substitui completamente a tecnologia anterior”.
Até agora, a tecnologia process-free não oferecia o mesmo nível de qualidade e produtividade se comparada às tecnologias tradicionais, com processamento. A chapa Kodak Sonora XP oferece benefícios sobre custos operacionais e ambientais, assegurando a mesma qualidade a que gráficas do mundo inteiro estão habituadas.
A gráfica Miami Valley Publishing da cidade de Fairborn, Ohio (EUA), foi uma das primeiras gráficas do mundo a adotar a tecnologia Kodak Sonora XP para eliminar todo e qualquer tipo de processamento de sua produção, ao mesmo tempo em que torna mais veloz a produção em padrão VLF (very large format). A gráfica estima que meio milhão de dólares tenham sido salvos em economia com a chapa Sonora XP, através da eliminação do uso da processadora – incluindo mão de obra, ganho em eficiência, eliminação de químicos etc.).
March 24-28, 2026
Tuesday to Friday, From 1 pm to 8 pm
Saturday, From 10 am to 5 pm
Expo Center Norte
Sao Paulo - Brazil
* Expressly prohibited entry for children under 16.
* It is expressly forbidden the entrance of visitors wearing shorts, low cut t-shirt and/or slippers.