A unidade da Bobst na cidade de Itatiba (SP) está celebrando os 50 anos da empresa na América Latina.

A fábrica da Bobst Latinoamérica do Sul representa uma parte importante da história da empresa, pois foi a primeira unidade a ser estabelecida fora do país de origem da Bobst, a Suíça.

Para marcar a data, a Bobst promoveu um evento em sua sede para imprensa, clientes e convidados da indústria. Houve uma coletiva de imprensa com Jean-Pascal Bobst, destacando a relevância do Brasil para a Bobst global, a inovação tecnológica trazida pela empresa nos últimos anos, a impressão digital, o forte investimento em sistemas de manutenção preditiva, a relação com IA e outros temas.

Jean-Pascal relatou que em 2023 foram mais de 1600 máquinas vendidas globalmente. Atualmente, cerca de 59% das vendas globais de embalagens passam em algum momento de sua produção por uma solução Bobst. O executivo relatou a força do mercado chinês, onde sua empresa registrou aumento, e como atender o cliente com a redução das tiragens.

A Bobst vem trabalhando com o mote "Shaping the Future", estando ao lado dos processos de digitalização dos clientes para diminuir os prazos de entrega cada vez mais apertados. A empresa vem reforçando o time de TI para entregar softwares que possam fazer a mesma máquina que o cliente tem se tornar mais produtiva. Outro forte trabalho é no Bobst Connect, uma solução completa da Bobst ao cliente.

O objetivo da Bobst é ser o 1º ou 2º melhor posicionado em todas as tecnologias que oferece ao mercado de embalagens e rótulos. Um forte desafio está no próprio Brasil, um país de extrema relevância para a companhia, mas que é mais desafiador que países como Índia e China por conta de suas taxas.

Jean-Pascal Bobst, CEO da BOBST, disse: "Estamos muito orgulhosos de comemorar o 50º aniversário de nossa operação na América Latina. A região tem sido fundamental na história da expansão global de nossa empresa e, com uma equipe de liderança altamente experiente no comando, estamos confiantes no sucesso contínuo, à medida que buscamos cumprir nossa visão e estratégia para as indústrias de papelão ondulado, rótulos, embalagens de papel-cartão e flexíveis que atendemos, aumentando as soluções que levam ao futuro da conectividade, digitalização, automação e sustentabilidade."

Eduardo Petroni, Diretor Geral da Bobst Latinoamérica do Sul, acrescentou: "Hoje, esta unidade já produziu milhares de máquinas para os mercados local e internacional – e esse maquinário já converteu bilhões de embalagens nesses últimos 50 anos. Praticamente todas as embalagens produzidas para todas as grandes marcas de consumo brasileiras hoje terão passado por uma das soluções da BOBST pelo menos uma vez.

"Isso significa que a Bobst Latinoamérica do Sul é mais do que um símbolo de qualidade e serviço. Reflete o compromisso de cada colaborador que, com sua dedicação, tem ajudado a construir um legado que vai muito além dos equipamentos que produzimos e dos serviços que prestamos."

Depois de se atualizar para instalações maiores várias vezes ao longo de sua história, a Bobst Latinoamérica do Sul está situada em uma fábrica de última geração de 18.000 m2 em Itatiba.

A operação fabrica as linhas de máquinas de corte e vinco da Bobst, como Novacut e Visioncut, e dobradeiras-coladoras, como Expertfold e Novafold, bem como periféricos e acessórios para convertedores de embalagens de papel-cartão e papelão ondulado nas Américas e em todo o mundo.

O local tem capacidade para produzir máquinas, periféricos e dispositivos Bobst de alto desempenho, cada um com o suporte de um pacote abrangente de serviços e assistência técnica.

Bobst acrescentou: "Desde 1974, este local se tornou o primeiro a produzir equipamentos de corte e vinco fora da Suíça. Essa foi uma merecida demonstração de confiança na competência técnica de nossos colegas brasileiros, e eles retribuem essa confiança continuamente desde então."

"No futuro, vemos a Bobst Latinoamérica do Sul como uma das unidades mais bem posicionadas para incorporar nossas novas tecnologias de digitalização, automação e impressão digital. Estou muito orgulhoso da equipe por continuar a impulsionar a visão do BOBST na região da América Latina."