Por: Rogério Gomes
Gerente técnico do hubergroup
 
O uso de cores especiais nos impressos sempre foi utilizado. Atualmente é muito comum o cliente final requerer alguma tonalidade Pantone® ou Corporativa. As gráficas têm que se adaptar a esta necessidade e muitas vezes solicitar  tais tonalidades para o fornecedor de tintas que deve, na maioria dos casos, atender-lhes com máxima eficiência e eficácia. 
 
Os critérios para se decidir investir numa estação de mistura na gráfica ou adquirir as tintas diretamente do fornecedor normalmente são: distância do fornecedor para a gráfica, tempo hábil entre compra da tinta e momento da impressão, custos com sobras de tintas, etc.
 
 
Este artigo visa ajudá-los nesta tomada de decisão, com dicas importantes no caso de se investir numa central de misturas na gráfica.
 
Bases
 
Um dos principais critérios quando utilizada uma estação de mistura de tintas em uma gráfica é a escolha correta das tintas básicas a serem utilizadas.
 
Estas tintas básicas devem ter algumas características para que o projeto seja bem sucedido, ou seja:
 
- Escolha um sistema de bases confiável, que tenha alto padrão de repetitividade entre lotes, caso contrário as fórmulas criadas nunca terão o mesmo padrão de tonalidade;
 
- Garanta que as bases escolhidas sejam monopigmentadas, pois isto lhe proporcionará formular tintas com poucos pigmentos, com alta pureza tonal e vasto gamut de cores, além de evitar problemas técnicos (metameria) e de desempenho;
 
- Dê preferência para um sistema de bases com alto poder tintorial, permitindo atingir as mais variadas cargas e intensidades de cor, com alto rendimento;
 
- Utilize um sistema de bases completo, que tenha um portfólio com várias opções de resistências (luz, álcalis, álcool, etc), inclusive que permita formular tintas para vários tipos de aplicações com o mesmo set de bases, como por exemplo: Offset convencional, Foil, para pós impressão em dados variáveis, baixo odor, etc.
 

Projetando uma estação de mistura de tintas
 
A seguir uma descrição básica de alguns fatores a serem considerados para estabelecer uma estação de misturas numa gráfica:
 
 
Localização:
A área a ser escolhida para instalação da estação deve estar localizada próxima das impressoras, mas separada do ambiente gráfico propriamente dito. Ideal que as paredes sejam de cor branca neutra e iluminação neutra D50 de acordo com ISO 3664. 
 
Equipamentos e estrutura:
- Armários para produtos de estoque;
- Armários para Sobras;
- Armários para Produtos Auxiliares;
- Armários para Arquivo de Formulações;
- 1 conjunto de balanças de produção até aprox. 65kg (depende da quantidade a ser produzida mensalmente e por lote de produção);
- 1 agitador convencional para aprox. 30kg ou 1 misturador de vibração para Max. 5kg
- 1 misturador biaxial para produção ate 25kg;
- 1 mesa com tampo de vidro para mistura manual de pequenas quantidades;
- 1 mesa ou armário para guardar agentes de limpeza e panos;
- 1 set de balanças para pequenas quantidades 10 – 300g (balanças de teste);
- 1 tirador de provas (ex.: quick peeck). - 1 cabine de luz para avaliação de cores e metameria;
 
Opcionais (sistema automatizado de formulação e/ou dosagem):
- Sistema de Formulação Computadorizado (opcional)
Espectrofotômetro
Software de Formulação
Impressora PC
- Para estes projetos com espectrofotometria e sistemas automáticos de formulação de tintas (Ink Formulation System), necessário simulador de impressão (ex.: IGT) + conjunto com balança analítica (min. de 0,0001g);
- Sistema de dosagem e pesagem automática
Tintas básicas fornecidas em 25kg ou 200kg.
 
Estrutura para Armazenagem:
- Originais, especificações de cliente etc;
- Arquivo para documentação de toda mistura de tintas, por cores. Para cada tinta:
Detalhes da fórmula, critérios, quantidade, datas, estoque, excesso, consumo, lote utilizado; pode ser inserido no PC.
- Informação referente ao uso de sobras e/ou novas sobras geradas;
- Substratos utilizados na gráfica para as Provas.
 

Recursos Humanos:
A posição de líder desta atividade deve ser preenchida por um membro qualificado do grupo de empregados. As responsabilidades envolvem a redução dos custos de estoques desnecessários e utilização das sobras, quando  possível, como componentes de novas fórmulas.
O responsável normalmente reporta-se para o gerente industrial, mantendo-o informado em tempo hábil conforme a programação de trabalho e de produção.
Os custos de tintas devem ser mantidos no mínimo possíveis, uma vez que as opções mais adequadas aos requisitos serão implementadas; somente tintas com os requisitos realmente necessários serão produzidas.
 
Quais são os benefícios financeiros de investir numa estação de mistura de tintas?
 
Como falado anteriormente, a decisão de se investir numa central de misturas na gráfica passa primeiro pela necessidade, seja técnica ou logística. Porém não se pode realizar um investimento sem analisar sua viabilidade financeira.
 
É impossível justificar a compra de um sistema,  unicamente através de base comparativa com economia dos preços das tintas misturadas dentro da gráfica com tintas prontas do fornecedor. Os benefícios listados abaixo são, de longe, muito mais importantes que o diferencial de preços obtidos entre comprar do fornecedor de tintas e de misturar na gráfica.
 
- Maior flexibilidade devido à disposição imediata de tintas especiais;
- Evitar a perda de tempo, consistência e qualidade associada à economia de setup de máquinas e preparação dos trabalhos;
- Redução do tempo de entrega de pedidos/trabalhos colocados de última hora pelo cliente;
- Menos capital parado em função da redução de itens em estoque;
- Mínimo espaço físico necessário para armazenagem de tintas prontas;
- Utilização de sobras de tintas e redução das mesmas;
 
A decisão de implementar uma estação de mistura de tintas ou não, e a viabilidade econômica de sua instalação, dependem de critérios que devem ser discutidos e considerados, pois o custo de não possuir o sistema dificilmente é identificado claramente.
 
O hubergroup é pioneira nestes sistemas e oferece aos seus clientes um completo set de bases de última geração, o sistema CRSmax (Computer Receipt System). 
 
Este sistema de tintas básicas consiste em uma série de tintas básicas livres de óleos minerais com a mais alta concentração de pigmentos, incrível constância entre lotes, monopigmentadas e com diferentes resistências a luz  e propriedades para cobrir os mais variados requisitos.
 
Além disto, o sistema já é disponibilizado com um banco de dados pronto para softwares de formulação de tintas (Ink Formulation System), garantindo às gráficas redução de tempo e custos.
 
O hubergroup disponibiliza sua equipe técnica altamente capacitada para, junto com a gráfica, criar o melhor projeto de estação de mistura para cada caso em particular.
O hubergroup é uma empresa alemã fundada em 1765, presente em todos os continentes com produção de tintas e vernizes para a indústria gráfica para a impressão de embalagens, produtos editoriais, promocionais e de segurança. A unidade brasileira foi inaugurada em 2005 e atualmente fornece tintas e vernizes para os segmentos de offset plana e rotativa assim como flexografia/rotogravura. Pioneira nas tecnologias de formulação de tintas para aplicação em embalagens de alimentos de alta complexidade 
 
Telefone: (11) 4176-5501