A Afeigraf promoveu na última quinta-feira uma grande celebração da indústria gráfica. Vários foram os motivos para comemorar: são 20 anos de atuação dessa entidade tão importante, que foi marcada pelo lançamento de um livro sobre a Associação e o anúncio da segunda fase da expansão da ExpoPrint Latin America 2026.

O evento aconteceu no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e reuniu fornecedores líderes da indústria de impressão e representantes de entidades do setor. Jorge Maldonado, presidente da Afeigraf, destacou a relevância da associação para a indústria nesses 20 anos, tanto no suporte para a evolução da tecnologia como na conexão entre pessoas. Este foi um ponto muito reforçado por Maldonado: nosso mercado é feito de pessoas, e essa é a fórmula para a força da entidade e suas ações. Aliás, falando em pessoas, vale destacar o brinde feito em homenagem a Nancy Vieira, uma profissional que sempre se dedicou à associação.

Em seguida, a jornalista Tânia Galluzzi, enorme referência em conhecimento na indústria de impressão, comentou sobre o livro por ela produzido que registra no material impresso - e não tinha como ser diferente! - as duas primeiras décadas da Afeigraf. O diferencial desta obra é que é contada a trajetória da entidade, mas entremeada com a evolução tecnológica do setor nos últimos 20 anos. Com isso, a obra é uma referência dupla: da Afeigraf e da impressão como um todo.

Para finalizar, mais boas notícias: Alexandre Keese, diretor da APS Eventos, organizadora da feira, anunciou a segunda fase de expansão da ExpoPrint Latin America 2026, reafirmando o momento mega positivo do mercado brasileiro. Após a primeira expansão em outubro do ano passado, o evento agora adiciona 9.000 m², totalizando 31.234 m² de área de exposição nos Pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte, em São Paulo.

Os associados da Afeigraf são fornecedores líderes em suas áreas de atuação e compreendem o valor da Associação e suas iniciativas. Silvia Montes, diretora da Afeigraf e presidente da Heidelberg do Brasil, destaca: "A Afeigraf é fundamental para fortalecer a indústria. Todos temos demandas em comum e obrigações com nossos clientes, então a associação nos aproxima. E, olhando para a frente, temos a ExpoPrint, que é a grande oportunidade de mostrarmos a força do mercado brasileiro".

Richard Möller, diretor da hubergroup e membro do conselho fiscal da Afeigraf, ressalta a trajetória da entidade: "A história da Afeigraf anda junto com a ExpoPrint. A entidade nasceu para criar uma feira que fosse no modelo que pensávamos que o mercado precisava, e isso foi feito com sucesso. Hoje a feira está entre as maiores do mundo. E a partir do momento que a Afeigraf existia como Associação, contando com empresas tão importantes, passou a executar outras ações que contribuem de forma grandiosa a um segmento que enfrenta muitos desafios, então termos pessoas qualificadas trabalhando juntas de forma ordenada em prol do mercado é importante, e a Afeigraf cumpre bem esse papel".