Se existe um segmento na indústria que vem registrando um crescimento gigante é a impressão digital têxtil - também conhecida como estamparia digital, tanto pelo aumento de qualidade dos equipamentos e insumos como também pela variedade de aplicações e benefícios econômicos e sustentáveis.
Apesar de estar em evolução, a parcela de produção têxtil com a tecnologia digital ainda é pequena, abrindo assim uma janela de oportunidades tanto para quem possui uma estamparia e quer digitalizar seu negócio como também para quem atua em outros setores e quer inserir o têxtil como um dos substratos a serem trabalhos.
E por que a impressão têxtil digital é usada? Entre os principais pontos quando se fala do benefício da estamparia digital é o uso de água. Na tecnologia analógica, há um consumo que chega a 200 litros de água por quilograma de tecido estampado. No caso da impressão digital com tinta pigmentada, esse número pode chegar a dois litros. A enorme redução faz do digital mais amigo do meio ambiente, sem contar na economia de outros recursos e corte de etapas de preparação e finalização do tecido.
A impressão digital ainda oferece tamanho reduzido de espaço de instalação de equipamentos, com as máquinas menores, mas com excelente produtividade, seja na impressão DTG (direct to garment - ou impressão direta no vestuário), para uma produção super customizada, para a impressão sublimática que atende uma infinidade de mercados, e ainda a impressão industrial direta no tecido, que vem trazendo novos conceitos para a indústria.
As tecnologias são as mais distintas, através da tinta sublimática, reativa, dispersa, ácida, pigmento ou outra, variando da necessidade e finalidade de cada peça, assim como o tipo de tecido que será utilizado.
O que vem sendo produzido com a estamparia digital?
Criatividade e busca por surpreender o mercado são pontos importantes quando pensamos no tecido. Para quem atua com comunicação visual, por exemplo, é possível agregar muito valor ao portfólio pois a elegante sinalização com tecido vem ganhando espaço com as bandeiras, faixas e entra em muitos mercados, como na decoração de estandes e pontos de venda.
Aliás, a decoração é outro mercado que a impressão digital têxtil atua com personalização e baixas tiragens. É possível produzir puffs, almofadas, tecido para sofá, cortinas, além de itens de cama, mesa e banho. Trata-se de um mercado em que as peças são comercializadas com ótimas margens de lucro e que tem como principal elemento a beleza e a criatividade.
Quando o assunto é vestuário, é missão impossível citar tudo que a impressão têxtil digital pode fazer. Começando pelas peças individuais e personalizadas do DTG, em que você pode usar da impressão de camisetas e pequenas peças para festas, celebrações, presentes e muito mais.
Os mesmos equipamentos já estão presentes, inclusive, nas lojas de shoppings centers pelo Brasil fazendo a impressão de estampas personalizadas na hora, do tamanho e modelo que o cliente quiser. Isso reduz estoque e otimiza ao máximo a produção. É o fast-fashion trazendo novos modelos de negócio.
Os estilistas também entenderam que a estamparia digital é uma grande aliada para dar vida às suas criações. Ela é benéfica por vários lados, pois consegue produzir peças personalizadas, podendo testar, errar, arrumar e voltar até chegar no que as modelos vão mostrar ao mundo! E, como são peças em baixas tiragens, não é preciso uma enorme produção ser desperdiçada.
O vestuário vai mais além, com muitos aproveitando as capacidades da impressão para não terem mais estoque. É o caso de confecções que atuam, por exemplo, com vestuário esportivo, fazendo camisetas personalizadas, caso de times de futebol amador, equipes de corredores de rua ou qualquer outra modalidade esportiva.
A impressão digital têxtil pode ainda apresentar soluções criativas para mercados como moda praia, utilizar as tintas fluorescentes para dar um visual totalmente diferente para o vestuário, estampar nas cores mais vibrantes e muito mais. Veja tudo isso no maior evento de impressão das Américas!
March 24-28, 2026
Tuesday to Friday, From 1 pm to 8 pm
Saturday, From 10 am to 5 pm
Expo Center Norte
Sao Paulo - Brazil
* Expressly prohibited entry for children under 16.
* It is expressly forbidden the entrance of visitors wearing shorts, low cut t-shirt and/or slippers.